manhã de jogos

A manhã de hoje foi de jogos para nossos idosos, os quais utilizaram as novas mesas de jogos, além de jogos adaptados para eles para assim ter uma maior facilidade no desempenho da atividade e colaborando com as habilidades cognitiva e motora.

Nos jogos de estratégias, ativamos no cérebro uma área que é responsável pelas funções de execução. Essa área é extremamente complexa no que diz respeito ao funcionamento cerebral; é ela que possibilita que nós tenhamos a habilidade em solucionar problemas, armar estratégias, tomar decisões e iniciativas no nosso dia-a-dia, profissionalmente, no ambiente familiar, social e diante de jogos também. Essa área é a principal responsável por nossa autonomia e funcionalidade.
Essas habilidades complexas, com o passar dos anos, na velhice e, principalmente, em doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, vão se deteriorando. Isso porque temos a tendência a perder as habilidades cerebrais mais complexas primeiro quando falamos de envelhecimento cerebral.
Assim, sabendo que ao jogar com estratégias podemos exercitar essa área e mantê-la por mais tempo ativa e funcional, por que não fazê-lo?